domingo, 27 de fevereiro de 2011

Lavando roupas...

Olá amigos! 

Acho que a maioria não sabe mas o padrão de energia elétrica usado aqui na Alemanha é diferente do nosso aí no Brasil. Aqui usamos  220 - 240 v e 50 hertz ( no Brasil é 60 hertz ).

Daí surge a dúvida: comprar ou não eletros que só funcionam em 50 hertz e que não vamos poder usar no Brasil?

Eu e o Fá até procuramos em algumas lojas lava-roupas mas ninguém fabrica aqui, de acordo com os vendedores, máquinas que aceitem esta variação de frequência.  E, para gastar uns 1.000, 00 euros e depois não poder levar embora...

Quando nós estivemos aqui em Novembro passado para escolher a casa vimos algumas lavanderias como aquelas de filme americano, com um monte de máquinas e ficamos curiosos em saber como funciona.

Pronto! Lavar roupas, problema resolvido: uma vez por semana, lavanderia!

Claro que a primeira vez foi cômica, as máquinas com instrução somente em alemão, um monte de botão, não sei quantas opções de temperatura de água ( eu pelo menos sempre lavei a maioria das nossas roupas a frio ); tentar achar aonde colocar o sabão...

Mas sabe como é, brasileiro  tem jogo de cintura e dá sempre um jeitinho.... Não tive dúvidas, o primeiro que chegou depois da gente serviu de guia. O importante é que deu certo, pelo menos nenhuma roupa encolheu ainda!

Brincadeiras a parte, é bem fácil e prático.

Olha as máquinas de lavar, estas são de 5 kg.
Vc escolhe a máquina, que tem um número. Por exemplo, nr 20. Coloca a roupa ( no máximo 5 kg nas máquinas menores ou 12 Kg na maior ), coloca o sabão e amaciante, seleciona a temperatura ( de acordo com o tipo de tecido, é só ler na etiqueta ), vai até a central de pagamentos eletrônica e pronto.


Vc pode pagar em moedas ou com notas de 5 e 10 euros.
Depois, para secar vc escolhe outra máquina, esta suporta até 14 kg, seleciona temperatura, faz o pagamento e é só esperar. Olha nossas roupas secando aí!


Eu não lavei 28 kg de roupa, viu! Elas estão separadas por cor e tipo de tecido.

Mas o legal não é  só este processo, mas também ver as pessoas que frequentam. De todo tipo: estrangeiros, senhoras solitárias, jovens modernos... Mas a maioria vai sozinho.

Antes de ir a esta lavanderia eu e o Fá já havíamos comentado e não entendíamos o pq de tantas pessoas circularem nas ruas com malas de viagem. É claro que temos as estações de trem que ligam Dusseldorf a muitos lugares, mas como tanta gente viajando?

Agora sabemos, muitos utilizam as malas para levar a roupa para lavar! E são malas grandes.

Bem, nós não usamos malas, mesmo pq vamos de carro até lá. Usamos cestas mesmo. A lavanderia que frequentamos funciona de segunda-feira à sábado ( pena que não abre aos domingos ) das 6:00 - 23:00 hrs.

Ah, os preços:

- 01 lavagem na máquina menor:  3,50 euros;    na maior: 7 euros.
- 10 minutos na secadora:   0,50 euros.

Se vc quiser tb pode comprar o sabão lá, vc coloca as moedas na mesma máquina de pagamentos, escolhe  o que quer e a porção exata é dispensada em uma caneca. Mas daí sai bem mais caro do que comprar no mercado.

Outra coisa, as pessoas colocam suas roupas e saem para passear. Quando chegamos sempre vemos um monte de máquinas com roupas já lavadas. E o mais importante, ninguém mexe.

A gente ainda fica meio ressabiado de deixar sozinho tanto tempo. Vemos o tempo que falta para terminar o ciclo no display da máquina e voltamos antes de terminar. Só pra garantir! Brincadeira.

Normalmente o Fá fica fazendo alguma coisa e eu vou ao mercado, tem um ótimo mercado Bio perto, mas isto é história para outra postagem.

Beijos para vcs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário