quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Limpando a neve!


Ontem, pela primeira vez desde que chegamos, nevou mais forte e bem rápido tudo ficou branquinho. Os cachorros adoraram correr pelo quintal, principalmente a Bela que gosta de água  e claro, nós também.

Não dá para descrever a alegria, ficamos como criança quando ganha um presente novo. Com certeza deve ser a mesma emoção de quando se vê o mar pela primeira vez, fato este que não me lembro, já que tive o privilégio de ir a praia desde bebê, ou " para o meu Santos " como minha família ainda brinca comigo ao lembrar de como eu chamava a praia quando criança.

É divertido ver a neve cair, nem estava tão frio assim ( - 1°C ) mas parecia mais quente. E hj pela manha tivemos a segunda parte da diversão, tirar a neve da calçada!

Não sei se vcs sabem, mas há uma norma aqui na Alemanha ( uma maneira de bem conviver ) que estabelece que vc é responsável por retirar o excesso neve de sua calcada e do caminho que as pessoas precisam para percorrer da rua ate chegar a porta de sua casa. Isto é importante primeiramente para garantir a segurança de sua família e dos demais, evitando tombos e escorregões, principalmente quando a neve começa a derreter e fica mais liso, e ainda porque se alguém escorregar, se machucar, pode processar e pedir indenização. Bem, mas para todos estes infortúnios vc pode pagar um seguro, mas este é outro assunto...

E como nossa casa é de esquina e tem um considerável jardim na frente, hj pela manha tínhamos um bom pedaço para limpar!

Então, logo as 6:40h da manhã estávamos, eu e o Fá, já aparamentados, de gorro,  cachecol, casaco e vassoura nas mãos ( já que a neve não era tanta assim para usar uma pá ) prontos para iniciar a limpeza.

Lá fora estava escuro como se fosse de madrugada, já que aqui no inverno o sol começa a aparecer lá pelas 8 h da manhã, abaixo de zero graus e a neve parecia um monte de arreia. Mas rapidinho tudo estava limpo.


Alguns vizinhos, só os de mais idade, também estavam preocupados em retirar a neve e pareciam se divertir com a gente. Acho que estávamos meio atrapalhados ou, o mais provável, retirando a neve muito mais do que o necessário, já que lá pelo meio dia, nossa calçada já estava quase seca enquanto as outras ainda estavam brancas.

As pessoas aqui, como vcs já devem imaginar, são muito educadas e reservadas. Também, não posso esperar o desembaraço dos brasileiros, mas fomos muito bem recebidos, dentro da formalidade esperada.

Alguns vizinhos falam o inglês e a comunicação é possível, já que em alemão entendemos apenas os cumprimentos básicos. O Fá já iniciou suas aulas e eu espero, assim que a mudança chegar e a casa estiver em ordem, começar tb.

Mas alguns mesmo sabendo que não entendemos o alemão insistem em conversar. Como a comunicação não existe, acabamos todos rindo.

A nossa mudança, que foi embalada e dirigida ao porto no início de Dezembro, saiu do Brasil apenas, por incrível que pareça, em 25 de Janeiro ( isso mesmo ), assim meus móveis só na segunda quinzena de Fevereiro.

Então vcs devem estar imaginando: como eles estão se virando? Como o Fá diz, estamos acampando!

Nossa casa foi alugada sem móveis, já que seria difícil encontrar alguma com móveis que aceitasse cachorro, por motivos óbvios! Mas a cozinha está completa, com seu fogão e forno elétricos que eu estou aprendendo a usar. Mas só.

Compramos algumas coisas como sofá-cama, tv e vamos levando. Ainda bem que a casa tem aquecimento!

Um comentário:

  1. Estou adorando as novidades...porque não tiraram fotos dos dois paramentados para limpas a neve??? Ou melhor porque não filmou e colocou aqui para rirmos um pouquinho...rrsrsr

    bjs

    ResponderExcluir